terça-feira, 21 de junho de 2011

Para além da bancarrota, a herança de Sócrates, que vai sendo descoberta

Os gastos públicos ilegais quase triplicaram em 2010 face a 2009. Tribunal de Contas recusa vistos a contratos de 131 milhões de euros.

O Produto Interno Bruto expresso (PIB) em paridades do poder de compra, em Portugal, estava em 2010 quase 20 por cento abaixo da média dos países da União Europeia, revelou hoje o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).

«Actividade económica desacelerou em Abril» (Jornal de Negócios online)
O indicador de actividade económica em Portugal, disponível até Abril, diminuiu ligeiramente, retomando o perfil decrescente observado desde Setembro, refere o último boletim estatístico do INE.

«Administração Interna gasta mais com pessoal» (Diário Económico online)
O Ministério da Administração Interna aumentou os gastos com pessoal. Apesar do corte nos salários decretado para todos os funcionários públicos com vencimentos acima de 1.500 euros, de Janeiro a Maio deste ano a pasta que tutela a polícia e outras forças de segurança gastou mais 1% do que no mesmo período do ano passado.

«Subsídios de desemprego de Junho estão em atraso»  (Diário Económico online)
Ao contrário do que é habitual nesta altura do mês, há desempregados que não receberam ainda a prestação.

Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação do primeiro governo de José Sócrates, o advogado e professor universitário João Pedroso, a ex-chefe de gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues, Maria José Matos Morgado e João da Silva Batista, ex-secretário-geral do ministério, foram acusados pelo Ministério Público da prática, em co-autoria, do crime de prevaricaçãocometido por titular de cargo político.