quarta-feira, 29 de junho de 2011

Trechos - Tony Judt

«No palco da política económica, os cidadãos das democracias actuais aprenderam a ser demasiado modestos. Fomos avisados de que isso são assuntos para especialistas: que a economia e as suas implicações políticas estão muito para além do entendimento do homem ou mulher comuns — um ponto de vista reforçado pela linguagem cada vez mais obscura e matemática da disciplina.
É improvável que muitos 'leigos' questionem nessas matérias o ministro das Finanças ou os seus conselheiros especialistas. Se o fizessem, dir-lhes-iam — à maneira de um padre medieval a aconselhar o seu rebanho — que isso são questões com as quais não precisam de se preocupar. A liturgia deve ser entoada numa língua misteriosa, só acessível aos iniciados. Para todos os demais, basta a fé.
Mas a fé não tem bastado. Os imperadores da política económica [...] vão nus. Temos de reaprender como criticar os que nos governam. Mas para o fazer com credibilidade temos de libertar-nos do círculo de conformidade no qual estamos [...] aprisionados.»
Tony Judt, Um Tratado Sobre os Nossos Actuais Descontentamentos, pp. 155-156.