sábado, 17 de janeiro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca do Raciocínio Ilógico

«O raciocínio ilógico é a cruz dos filósofos, mas só Deus sabe que pode ser útil. Provavelmente, é por isso que é tão predominante.
Um irlandês entra num bar em Dublin, pede três caneca de Guinness e despeja-as, bebendo um gole de cada uma até as canecas ficarem vazias. Em seguida, pede mais três.
O empregado do bar diz:
— Sabe que a cerveja perderia menos gás se pedisse uma caneca de cada vez?
— Sim, eu sei — responde o homem —, mas tenho dois irmãos, um nos Estados Unidos e outro na Austrália. Quando nos separámos, prometemos uns aos outros que beberíamos todos assim em memória dos tempos em que bebíamos juntos.
Cada uma é para um dos meus irmãos e a terceira é para mim.
O empregado do bar fica comovido e diz:
— Que costume tão fantástico!
O irlandês torna-se cliente regular no bar e pede sempre a mesma coisa.
Um dia, entra e pede duas canecas. Os outros clientes habituais reparam e o bar fica em silêncio. Quando ele vai ao balcão pedir a segunda rodada, o empregado do bar diz:
— Por favor, aceite as minhas condolências, amigo.
— Oh, não, os meus irmãos estão bem — diz o irlandês. — O problema é que eu aderi à Igreja dos Mórmones e tive de deixar de beber.
Dito de outra forma, a lógica em benefício próprio pode ser muito benéfica.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...