sábado, 3 de janeiro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca do Princípio da Parcimónia
«Existiu sempre uma pressão antimetafísica na filosofia, que culminou no triunfo da visão científica do mundo nos dois últimos séculos. Rudolf Carnap e o Círculo de Viena [...] foram ao ponto de banir a metafísica como especulação não-racional que foi substituída pela ciência.
Rudy e o C.V. seguiram o eexemplo de Guilherme de Occam, um teóologo do século XIV, que formulou o princípio da parcimónia, também conhecido como "navalha de Occam". Este princíºio sustenta que "As teorias não deveriam ser mais complexas do que é necessário". Ou, como Occam afirmou metafisicamente, as teorias não deveriam "multiplicar desnecessariamente as entidades".
Suponhamos que Isaac Newton tinha observado a maçã a cair e exclamado: "Já percebi! As maçãs estão a ser apanhadas numa luta entre gremlins que as empurram para cima e duendes travessos que as empurram para baixo, e os duendes são mais fortes!"
Occam teria retorquido: "Está bem, Isaac, a tua teoria engloba todos os factos observáveis, mas não cumpre o programa. Mantém as coisas simples, se fazes o favor!" (Adaptado)
Carnap concordaria.
Uma noite, depois do jantar, um menino de cinco anos perguntou ao pai:
- Onde foi a mãe?
- A mãe está numa reunião de Tupperware - respondeu o pai.
Esta explicação satisfez o menino durante um momento, mas depois ele perguntou:
- O que é uma reunião de Tupperware, pai?
O pai pensou que uma explicação simples seria a melhor abordagem.
- Bem, filho - disse ele -, numa reunião de Tupperware um grupo de senhoras vende tigelas de plástico umas às outras.
O menino desatou a rir.
-Vá lá, pai! O que é de verdade?
A simples verdade é que uma reunião de
Tupperware é, de facto, um grupo de senhoras a vender tigelas de plástico umas às outras. Mas os tipos do marketing da Tupperware Corporation, que são metafísicos, gostariam que acreditássemos que é algo mais complexo que isso.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, PLatão e um Ornitorrinco Entram num Bar...