terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nacos

«A segunda lição de Exercícios Corporais começou à hora marcada, motivo pelo qual, no seu decurso, pude tomar conhecimento com o método que o Doutor seguiria. 
Começando por um pequeno preâmbulo, ensinou-nos que a nossa exercitação seria exclusivamente feita à base do Exercício de Saltar ao Dinheiro. Esse Exercício fora inventado pelos antepassados de todos os nossos Doutores nesta matéria, e as suas vantagens, embora evidentes para qualquer meio-parvo, iriam ser explicadas. 
Consistia no seguinte: dispostos os alunos em magote, o Doutor lançaria ao ar, por cima deles, uma moeda, e todos saltariam procurando apanhá-la. 
"Este Exercício é Lucrativo e Educacional", afirmou o Doutor. "É Lucrativo porque quem apanha a moeda fica com ela. É Educacional porque quem não apanha a moeda não fica com ela. Os vencedores, a par da confiança em si mesmos, adquirirão o bastante para gastar em sabonetes, espinafres de conserva, bíblias e outras pequenas extravagâncias que tais. Os vencidos ficarão sabendo que a vida é mesmo assim", concluiu com um sorriso triunfante.»
Nuno Bragança, A Noite e o Riso, Pub. Dom Quixote.