terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um debate

Em 2 de Outubro, escrevi, neste blogue, um texto intitulado "Movimentos independentes de professores - sempre eles!". Esse texto suscitou 52 comentários e um debate em que intervieram vários leitores. No passado dia 19, publiquei um texto, retirado do blogue de Octávio Gonçalves e da autoria do mesmo, a que dei o título "Gostei de Ler". Este post deu origem, até há pouco, a 54 comentários e à intervenção de mais alguns leitores. No total, intervieram cerca de quinze leitores. Apesar dos textos serem de conteúdos diferentes, o debate que suscitaram foi o mesmo, teve o mesmo pano de fundo: os sindicatos, os movimentos independentes, a crítica aos sindicatos, o Memorando, que política sindical, e aspectos adjacentes.
Já tive oportunidade de agradecer a todos os que participaram nesta prolongada troca de ideias. Volto a fazê-lo, agora na página principal do blogue, não só para realçar a disponibilidade que manifestaram mas também o cuidado que tiveram na procura de um discurso dialogante e não acintoso. Houve, quase sempre, procura de seriedade na argumentação e discutiram-se questões substantivas.
Sou de opinião, já o manifestei várias vezes, que o debate público, por mais crítico que seja, sobre a política sindical não enfraquece os sindicatos. A ausência dessa discussão é que leva ao seu fechamento e à dogmatização.
Julgo, pois, que todos nós, os que participámos neste debate, demos um contributo, ainda que modesto, para que os sindicatos sejam um poucachinho melhores, porque, esse desejo, eu sei que é partilhado por todos.
Penso que a troca de opiniões chegou ao fim ou estará a chegar. Pela minha parte dou-a por concluída — é tempo de tratar do que aí vem e que é, agora, o mais importante.
A todos os que participaram (pela ordem das intervenções), Mário Amoreira, Ana Joaquim, fb, Marrod, Ferreira Monteiro, Luísa Félix, Luís Pedro, Carlos Ribeiro, Virgínia Sá, Moisés Nascimento, Ana Rosa, P. Santos e alguns leitores anónimos, deixo o meu abraço.