sábado, 10 de outubro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico

Acerca das Distinções Teológicas
Segundo o filósofo e teólogo do século XX, Paul Tillich, a diferença entre filosofia da religião e teologia [...] [assenta no seguinte:] o filósofo busca a verdade acerca de Deus e das coisas divinas o mais objectivamente possível, ao passo que o teólogo está "agarrado pela fé" e comprometido e empenhado. Dito de outra forma, o filósofo da religião olha para Deus e para a religião do exterior enquanto o teólogo olha para eles do interior.
Na teologia, os cismas surgiram devido a questões tão prementes como "O Espírito procede do Pai ou do Pai e do Filho?". O leigo necessita claramente de um guia simples para as diferenças teológicas e, graças a Deus, os comediantes estão sempre dispostos a fazer-lhe a vontade. Afinal, a chave para determinar a persuasão religiosa de uma pessoa é quem ela reconhece ou não reconhece:
Os judeus não reconhecem Jesus.
Os protestantes não reconhecem o papa.

Os baptistas não se reconhecem uns aos outros numa loja de bebidas alcoólicas.

Este último ponto traduz-se num conselho muito prático. Se forem à pesca, não convidem um baptista; ele beberá a cerveja toda. Porém, se convidarem dois baptistas, terão a cerveja toda para vocês. [...]
Mas falando a sério, amigos, existem diferenças doutrinais importantes entre as comunidades religiosas. Por exemplo, apenas os católicos acreditam na Imaculada Conceição, a doutrina de que, para poder conceber o Senhor, a própria Maria foi concebida sem a mancha do Pecado Original.
Jesus caminhava pelas ruas quando reparou numa multidão que atirava pedras a uma adúltera.
— Quem nunca pecou que atire a primeira pedra — disse Jesus.

De repente, uma pedra voou pelo ar.
Jesus voltou-se e exclamou:

— Mãe?
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...