terça-feira, 7 de julho de 2009

Notas soltas

Notas soltas e breves, que o tempo, nestas últimas semanas, tem sido por mim contado como o agiota conta as moedas.

Nota 1. Uma vénia ao jornal Público. Foi o único periódico generalista que, hoje, não trouxe, na capa, nem foto nem título de um evento ocorrido ontem em Espanha, mais concretamente, em Madrid, ainda mais concretamente, dentro de um estádio, e que juntou 80 mil indivíduos não sei bem para fazerem o quê, mas isso é um problema deles. Os jornais é que são um problema nosso. A propósito, gosto de futebol.

Nota 2. As convicções e os princípios de Sócrates são tão sólidos e seguros como os desmoronados pilares da ponte de Entre-os Rios: caem com a maré. Se a maré empurra para a foz, os princípios são uns, se a maré empurra para a nascente, os princípios passam a ser outros. Agora que a maré mudou, com os resultados eleitorais das europeias, o secretário-geral do PS saiu a terreiro para afirmar, com a falta de seriedade política que o caracteriza, que não quer duplas candidaturas, isto é, não quer que haja candidatos que acumulem candidaturas, neste caso, às eleições para o parlamento português e para as autarquias.
Bem-vindo ao clube, senhor engenheiro, mas só agora? Alguma razão em particular motivou essa mudança? Alguma fundamentação filosófica recentemente descoberta, e ainda não partilhada connosco, originou o devaneio? Ou ainda não se apercebeu que duas dirigentes do PS, Elisa Ferreira e Ana Gomes, foram e são, respectivamente, candidatas às eleições para o parlamento europeu e às eleições autárquicas, anunciadas há muitos meses? Ou estes casos não configuram exactamente uma dupla candidatura? Ainda vamos ver que não. E tudo isto dito e feito por quem, repetida e arrogantemente, acusa os outros de oportunismo político.

Nota 3. No domingo, fiquei a saber, pelo Diário de Notícias, que os 80 chapéus que se vêem no filme Public Enemies, com Johnny Depp e Christian Bale, são de feltro português, produzido numa empresa, de nome Fepsa, de S. João da Madeira. Também fiquei a saber que a concepção de tais chapeús é de uma empresa americana, de Chicago, chamada Optimo Hats. Igualmente fui informado que esta empresa encomendou o tal feltro à tal empresa de S. João da Madeira. E ainda fiquei conhecedor da referência do feltro, que é exactamente: 50X Black Rubby.
Depois de ter lido esta notícia, o meu domingo foi logo outro.