sábado, 11 de julho de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico

Acerca da Ética Aplicada
«Precisamente quando a especulação metaética acerca do significado da palavra "bom" começava a perder vigor, aplicar ética ficou de novo na moda e os filósofos começaram a escrever uma vez mais sobre que actos específicos são bons. A bioética, a ética feminista e a ética para o tratamento humano dos animais tornaram-se incontornáveis.
Um tipo de ética aplicada que floresceu no século XX foi a ética profissional, os códigos que regulam as relações de profissionais com clientes e pacientes.
Depois de assistir a uma conferência sobre ética profissional, quatro psiquiatras saíram juntos. Um deles disse:
- Sabem, as pessoas vêm sempre ter connosco com a sua culpa e medos, mas nós não temos ninguém a quem expor os nossos problemas. Que tal dedicarmos algum tempo agora para nos ouvirmos uns aos outros? - Os outros três concordaram.
O primeiro psiquiatra confessou:
- Tenho um desejo quase incontrolável de matar os meus pacientes.
- Eu arranjo formas de ganhar dinheiro indevido com os meus pacientes - declarou o segundo.
- Eu vendo droga e muitas vezes convenço os meus pacientes a vendê-la por mim - afirmou o terceiro.
O quarto psiquiatra confessou então:
- Devo dizer que, por muito que me esforce, não consigo guardar um segredo.
Cada especialidade médica desenvolveu os seus próprios princípios éticos.
Quatro médicos foram caçar patos juntos: um médico de clínica geral, um ginecologista, um cirurgião e um patologista. Quando uma ave os sobrevoou, o clínico geral preparou-se para disparar, mas desistiu porque não tinha a certeza absoluta se era um pato. O ginecologista também fez pontaria, mas baixou a arma quando percebeu que não sabia se o pato era do sexo masculino ou feminino. Entretanto, o cirurgião matou a ave, voltou-se para o patologista e disse:
- Vai ver se é um pato.
Até os advogados têm ética profissional. Se um cliente entrega por engano a um advogado 400 dólares para pagar uma conta de 300 dólares, a questão ética que surge naturalmente é se o advogado conta ao sócio.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...