terça-feira, 24 de julho de 2012

Carta aberta a Roberto Carneiro - a opinião de Paulo Duro

Não partilho da elevada opinião que o colega Paulo Duro tem de Roberto Carneiro, todavia, o testemunho que aqui nos deixa, enquanto professor contratado, é significativo.

Carta Aberta
Boa Tarde Dr Roberto Carneiro. 
Sempre me habituei a vê-lo como O Ministro de Educação por excelência. Não sei se foi por ter acompanhado o seu percurso ministerial enquanto estudante, mas fiquei, como aluno, com a noção de que é um homem de convicções, palavra, inteligência e seriedade. Apenas queria dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo texto da sua autoria sobre o estado da nossa Educação. 
Agora do outro lado, enquanto docente, sinto-me usado, maltratado, e descartável pelo modelo mecanicista introduzido pelo ministro atual. Sou docente há cerca de 12 anos e sempre desempenhei a minha profissão com amor, seriedade, prazer e com um, inevitável, sentido voluntarista, porque acredito que contribuo, todos os dias, para um Portugal melhor, moderno, capaz, com jovens bem preparados cientificamente e moralmente, conscientes do passado, do presente e da importância do seu papel no futuro. Sou, tornei-me um homem que encara a profissão como uma missão, à qual não poupo dedicação, abnegação e esforço! Porém, deixe que lhe diga, a forma como a profissão tem sido enlameada pelos últimos ministros e secretários de estado tem-me levado ao desespero e à falta de fé no sistema educativo português. Sou enxovalhado quando sou usado e atirado fora para outro contrato, em local incógnito e condições incertas. Sinto-me lesado cada vez que os números se sobrepõem à minha dignidade enquanto professor e Ser Humano. Revolto-me quando o primado do dinheiro supera o primado pedagógico numa escola. Fico aterrado quando penso nas consequências que esta reforma monstruosa que aí se avizinha irá ter nas gerações que frequentam e frequentarão o ensino em Portugal! 
Queria convidá-lo, em nome individual, enquanto professor, enquanto guardião desta nobre profissão, a continuar a intervir. Faça ouvir a sua voz em todos os locais Dr. Roberto! Na situação em que o ensino português se encontra, todas as vozes se têm que unir numa só voz contra a destruição e traição perpetuada pelo atual ministro! Por Portugal! Pelo futuro! Pela Educação! 
Respeitosamente, 
Paulo Duro