quarta-feira, 23 de abril de 2008

Gilberto Gil no Coliseu - uma presença pedagógica ...

Nestes tempos em que o ar parece pesar como chumbo, especialmente quando se deambula pela escola a cumprir o horário das tarefas inúteis, uma lufada de ar fresco foi, para mim, o espectáculo a que tive o gosto de assistir no Coliseu, na passada semana.
Gilberto Gil, aos 66 anos, melhor que nunca (?!). Bela conjugação de temas, uma multiplicidade de sons em que o bom gosto foi a nota dominante. João Gilberto, Vinicius, Caetano, Tom Jobim, Bob Marley ... revisitados por um intérprete de eleição e com uma voz em notável estado de conservação. Num registo pedagógico, verdadeiramente pedagógico (o que é tão gratificante nos tempos que correm...) Gilberto Gil antecedeu cada interpretação com preciosas explicações dos géneros e temas que "encheram" o Coliseu. E é este o Ministro da Cultura do Brasil, soltei eu para a minha companheira.
Mas ... (há quase sempre um mas, não é verdade?) eis que, com a cortesia que a diplomacia impõe, Gil sáuda e agradece a presença do seu homólogo português na 1ª fila da plateia. Pensei para comigo: oh Gilberto, não podias poupar-me a essa de me dizeres que está aqui um ministro do actual governo?!
Pois é, caro Gilberto Gil, sem o saberes quebraste um pouco do encanto com que me brindaste nessa noite.