quarta-feira, 16 de março de 2011

Às quartas

SE

Um esquilo cruza o meu caminho
quando viajo
então tenho sorte
mas quando é uma chita
ou gato selvagem que o cruza
volto para trás.

eu bato numa pedra com o pé direito
quando viajo
derreto-me de alegria
pois serei bem alimentado
mas quando é o esquerdo
volto para trás.

visto a minha camisa
do avesso
salto de contentamento
pois serei bem alimentado.

o primeiro ser
que encontro de manhãzinha
é uma velha
volto para o meu cobertor
é tudo má sorte

eu sonho que um familiar morre
enquanto docemente dormito
acordo cheio de alegria
sabendo que ele foi bem alimentado
na noite passada.

e se eu sonho que estou morto
alegro-me
por ter crescido uma polegada
e se eu sonho
com a minha rapariga ideal
então perco a esperança
a resposta é não

acordo de manhã
e os meus dentes batem
estão soltos
sei de certeza
que comeram excrementos
enquanto a alma estava na terra das fadas

Uma galinha cacareja
tem de ser morta
mau agoiro
um cão uiva
em vez de ladrar
o dono da aldeia
está às portas da morte
e se caminho de cabeça para baixo
então estou morto.

Jared Angira
(Trad.: José Alberto Oliveira)