sexta-feira, 13 de março de 2009

A importância do Encontro de Leiria

O Encontro Nacional de Professores em Luta que, amanhã, vai realizar-se em Leiria reveste-se de particular interesse. Entre outras razões, porque o Encontro poderá ser um espaço e um momento de:

1. Reafirmação da independência dos movimentos de professores relativamente ao movimento sindical docente. Penso que esta independência é essencial e deverá ser sempre preservada, caso contrário, os movimentos independentes perdem a razão da sua existência.

2. Afirmação e aprofundamento da qualidade da contestação e da oposição que os movimentos independentes realizam. Quer na forma quer no conteúdo quer na dinâmica existe uma diferença substantiva entre a contestação levada a cabo pelos movimentos e a contestação rotineira e ritualizada das organizações sindicais.

3. Afirmação da acção movida por critérios profissionais e de política educativa. Distinta da acção movida por interesses partidários e por jogos eleitorais.

4. Exercício de um debate sério acerca da definição dos objectivos e das estratégias do processo de oposição às politicas e às medidas do Governo na área da Educação.

5. Aperfeiçoamento dos mecanismos de coordenação da acção dos diferentes movimentos.

Como será de esperar, a quantidade de participantes não deverá ser muito elevada, mas que isso possa ser revertido no sentido de ser a qualidade da participação a beneficiária dessa circunstância.

Até amanhã, em Leiria.