sábado, 26 de dezembro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico

Acerca da Filosofia Social e Política

O Estado da Natureza
«Ao descrever o que a vida humana seria sem governo, Hobbes considerou famosamente o estado natural do homem como "solitário, pobre, mau, brutal e curto". Tanto quanto sabemos, Hobbes não tinha um grande sentido de humor, mas há sempre algo engraçado nas listas que inserem um argumento decisivo no fim, como a senhora que se queixou de que a comida na sua estância de férias era "fria, meio crua, repugnante — e que as doses eram demasiado pequenas."
Um aspecto da natureza humana que Hobbes não previu foi o romance da vida num estado natural, especialmente numa época em que tantas pessoas tentam estabelecer contacto com o seu lado interior selvagem.
Trudy e Josephine inscreveram-se num safari no interior australiano. Uma noite, já tarde, um aborígene de tanga esgueirou-se para a tenda das duas mulheres, arrancou Trudy da sua enxerga e arrastou-a para a selva, onde "abusou dela". Trudy só foi encontrada na manhã seguinte, deitada junto a uma palmeira e completamente atordoada. Foi levada para um hospital em Sydney para recuperar. No dia seguinte, Josephine foi visitar Trudy e constatou que a amiga estava abatida.
Josephine: Deves estar a sentir-te muito mal.
Trudy: É claro que estou! Já se passaram vinte e quatro horas e não recebi um cartão ou flores... ele nem sequer telefonou!»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...