sábado, 12 de dezembro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca da Filosofia da Imprecisão
«Um conceito linguístico contemporâneo e técnico define-se pelo nome enganadoramente banal de "imprecisão". "Imprecisão" é um termo usado pelo filósofos chamados "lógicos imprecisos" (juro por Deus) para descrever a qualidade de "ter um valor verdadeiro de um a dez" em vez de ser absolutamente verdadeiro ou falso. "Aquele homem é calvo", por exemplo, pode ser usado em referência a qualquer pessoa desde Michael Jordan até Matt Lauer. Do ponto de vista de Matt, o termo é demasiado vago.
Alguns filósofos consideraram que a imprecisão é um defeito universal das línguas naturais — por exemplo, sueco ou swahili — e defenderam a construção de uma língua artificial, como a matemática, para eliminar a imprecisão.
Na história que se segue, o guarda está a tentar misturar uma linguagem natural vaga e uma linguagem matemática precisa com resultados previsíveis:
Alguns turistas no Museu de História Natural estão maravilhados com os ossos de dinossauro. Um deles pergunta ao guarda:
— Pode dizer-me quantos anos têm estes ossos?
— têm três milhões, quatro anos e seis meses de idade — responde o guarda.
— É um número extremamente exacto — replica o turista. Como é que sabe essa idade com tanta exactidão?
— Bem, os ossos do dinossauro tinham três milhões de anos quando comecei a trabalhar aqui — responde o guarda —, e isso foi há quatro anos e meio.»
William James descreveu um espectro de formas de pensar que vão desde "espírito sensível" até "espírito rígido". Os filósofos de espírito mais sensível defendem que as linguagens naturais vagas têm vantagem sobre a matemática: dão-nos mais espaço de manobra.
Uma mulher de 80 anos entra na sala de convívio dos homens no lar de terceira idade. Ergue o punho fechado no ar e anuncia:

— Quem adivinhar o que tenho na mão pode fazer sexo comigo esta noite!
— Um elefante! — grita um velhote ao fundo da sala.
— A mulher pensa durante alguns instantes e responde:
— Resposta certa!»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...