sábado, 30 de maio de 2009

É HOJE!

«O Ministério da Educação virou todos contra todos»
José Gil, sítio do Público (29/5/09)

O Ministério da Educação virou todos contra todos, instaurou um clima de desconfiança, de medo de represálias, de humilhação, de desânimo, de compadrio, de manipulação. O ambiente nas escolas portuguesas nunca esteve tão mau.

Em vinte e oito anos de carreira, nunca vivi nem vi nada de semelhante. Vejo muitas e muitos colegas com quarenta anos de idade a falarem e a desejarem a possibilidade da reforma antecipada. Vejo muitas e muitos colegas a serem objecto das mais vis e irreparáveis injustiças. Vejo a degradação a que a Escola portuguesa está a chegar. E ao mesmo tempo vejo uma gigantesca farsa, um gigantesco faz-de-conta que tenta desesperadamente, irresponsavelmente e desavergonhadamente mostrar que vivemos na Escola pacífica a caminho da Escola perfeita.

Há quem pense que amontoando tecnologia dentro das salas de aula e fazendo restauros nos edifícios escolares cria uma escola nova. Estas cabeças medíocres não vêem que quem faz as escolas são os alunos e os professores. E não vêem que com alunos mal preparados, por via do facilitismo oficial obcecado pela estatística, e com professores ofendidos, maltratados e vilipendiados nenhuma escola sobrevive, nenhuma Educação se transmite nem constrói.

Ora, nada disto aconteceu por geração espontânea. Nada disto aconteceu por fecundação anónima. Esta situação não tem mãe desaparecida nem pai incógnito. A situação a que chegou a Escola portuguesa tem responsáveis identificados. Esses responsáveis são: a senhora que ainda dirige a pasta da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o homem que ainda dirige o Governo, José Sócrates.
Estes são os culpados.

Hoje é dia de, publicamente, os acusarmos do crime de tentativa de homicídio da Educação.
Hoje, sábado, 30 de Maio, às 15,00 horas, no Marquês de Pombal, em Lisboa.