sábado, 23 de maio de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico

Acerca da Ética
«Separar o que é bom do que é mau é a esfera de acção da ética. É igualmente o que mantém padres, especialistas e pais ocupados. Infelizmente, o que mantém as crianças e os filósofos ocupados é perguntar aos padres, especialistas e pais: "Porquê?"»

Acerca do Absolutismo Ético: Lei Divina
«A Lei Divina torna ética uma coisa simples: se Deus diz que está errado, está total e absolutamente errado. Ponto final.
No entanto, existem algumas complicações. A primeira é como podemos ter a certeza do que Deus pensa verdadeiramente? Os fundamentalistas têm solução para esse problema: é o que dizem as Escrituras. Mas como é que as pessoas das escrituras sabiam que os sinais que estavam a receber eram realmente de Deus? Abraão pensou que tinha sido chamado por Deus para sacrificar o filho no altar. Abraão pensa: "Se Deus manda, é melhor obedecer." A nossa primeira pergunta a Abraão é: "És parvo ou quê? Ouves 'Deus' a mandar-te fazer uma coisa doida e nem sequer lhe pedes uma identificação?"
Outro problema que se prende com a obediência à Lei Divina é a interpretação. O que significa ao certo honrar pai e mãe? Um postal no Dia da Mãe? Casar com o filho desinteressante do dentista da família, como os honrados pai e mãe querem? Estas questões não parecem questões talmúdicas excessivamente picuinhas quando o filho do dentista tem um metro e cinquenta e pesa 120 quilos.
Uma característica fundamental da Lei Divina é que Deus tem sempre a última palavra.
Moisés desce o monte Sinai com as Tábuas da Lei na mão e anuncia às multidões reunidas:
— Tenho uma boa notícia e uma má notícia. A boa notícia é que consegui convencê-Lo a reduzir para dez. A má notícia é que o "adultério" não foi excluído.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...