sábado, 16 de maio de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca da Fenomenologia
«Após fugas para o cúmulo da abstracção, a filosofia tem uma forma de aterrar suavemente na experiência comum do dia-a-dia. Isto aconteceu na epistemologia, no começo do século XX, quando os fenomenologistas avaliaram o verdadeiro significado de saber alguma coisa. Mais uma metodologia do que um conjunto de princípios filosóficos, a fenomenologia procura compreender a experiência humana tal como ela é vivida e não como dados objectivos. Esta abordagem é mais parecida com a de um romancista do que com a de um filósofo com predisposição para a abstracção.
A palavra alemã einfühlung, que significa "entendimento" ou "empatia", foi usada por fenomelogistas como Edmund Husserl para categorizar uma forma de conhecimento que procura entrar na experiência de outro ser humano e conhecer e sentir o mundo da mesma forma que esse ser humano; dito de outra forma, estar na pele de outra pessoa - ou, possivelmente, dentro dela.
- Doutora Janet - diz a mulher, muito embaraçada. - Tenho um problema de natureza sexual. Não fico excitada com o meu marido.
- Muito bem - diz a doutora Janet -, amanhã vou fazer um exame completo. Traga o seu marido.
No dia seguinte, a mulher regressa com o marido.
- Dispa-se, senhor Thomas - diz a médica. - Agora, dê uma volta. Muito bem, agora faça o favor de se deitar. Uh-uh, estou a compreender. Pode vestir-se novamente.
A doutora Janet leva a mulher para um canto.
- A sua saúde é perfeita - diz. - Ele também não me excita.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...