segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Registos do fim-de-semana

Portugal abaixo da média
Rankings da OCDE mostram que país investe pouco na Educação —

Cândida Almeida põe lugar à disposição
— Magistrados do Freeport pedem para sair —

Ex-provedor que promoveu Bibi já foi à festa da Casa Pia

Estradas de Portugal em espiral de endividamento

Defesa faz ajuste directo ilegal

Autarcas ameaçam 'manif' contra Alçada
— Autarquias acusam Governo de fechar escolas sem dar razões —
Sol (10/9/10)

Crédito externo mais difícil preocupa Banco de Portugal

Conselho Superior do Ministério Público 'repreende' procurador-geral da República
Público (11/9/10)

FMI pode intervir, admitem economistas e BdP

Finanças põem repartições à venda
— O Estado vende cem imóveis... ao próprio Estado —
Expresso (11/9/10)

Nos últimos dez anos, Portugal foi o único país da OCDE que desinvestiu na Educação não-superior. Deste recorde Sócrates não fala.
Continuamos em último lugar na formação: apenas 28% dos portugueses têm como qualificação mínima o 12.º ano. Na OCDE, a média é de 71%.
Mas o problema está a ser rapidamente resolvido: o Governo já determinou o fim do Ensino Recorrente, que tinha a chatice de ter uma exigência aproximada ao do ensino regular e uma chatice ainda maior que era ter a mesma duração do ensino regular, e passa a existir apenas a opção das famigeradas Novas Oportunidades, que, como se tem podido observar, é uma verdadeira máquina de passar diplomas. A exigência é do nível que se sabe e tem a extraordinária virtude de consumir metade do tempo. É rápido, é barato e... não dá milhões, mas dá milhares de diplomas de equivalência ao 9.º e ao 12.º anos.
Rapidamente, as nossas médias alcançarão e, rapidamente também, ultrapassarão as médias da OCDE, dos Estados Unidos e do Japão. E a Finlândia que se cuide...
Do mesmo modo que resolveu o problema da sua licenciatura, Sócrates resolve agora o problema da falta de formação em Portugal: rapidamente e facilmente, ou seja, «à Sócrates». O problema é que, a prazo, tudo isto se paga: a Universidade Independente, onde Sócrates tirou a licenciatura, já foi mandada encerrar (e não o foi por boas práticas...) e as Novas Oportunidades também serão mandadas encerrar, e ficarão na história do Ensino em Portugal como um vergonhoso embuste político.
O resto das notícias não destoam: o procurador-geral da República é repreendido pelo Conselho Superior do Ministério Público, a procuradora-adjunta demite-se, os magistrados do Freeport saem da Procuradoria, o processo Casa Pia é a vergonha que se vê, o crédito externo está a atingir um nível insuportável, o FMI ronda-nos a porta, e etc., etc., etc.
É o oásis socratino no seu melhor.