quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A ministra falou aos alunos



Ouvi, com atenção e com paciência, esta comunicação que a ministra da Educação dirigiu aos alunos, através do YouTube. O conteúdo e a forma desta comunicação não são surpreendentes. O conteúdo é um rol de vulgaridades, a forma é um hino à infantilização do auditório.
Não sei quem teve a ideia — provavelmente Sócrates, que vive da imagem e para a imagem — , mas quem a teve e quem a executou revelam bem a enorme ignorância que grassa no Governo acerca da realidade escolar e acerca do que é e do que deve ser uma escola.
Isabel Alçada ainda não deu conta de que ser ministra da Educação não é o mesmo que escrever e contar histórias a crianças, como ainda não se apercebeu de que as centenas de estabelecimentos de ensino existentes no país não são todas elas jardins de infância e infantários. Consumir cinco minutos de vídeo para se apresentar como uma figura caricata que se agita e saltita na cadeira, que imita os sorrisos, os esgares e a voz de quem conta uma história aos netos indicia uma extraordinária impreparação para o cargo — infantilizar os alunos das nossas escolas, para além de ridículo, é improcedente e nefasto. E pedagogicamente é arcaico e incompetente.
A seguir a uma ministra técnica e politicamente incapaz, segue-se uma ministra lunática, que vive num mundo de fadas.
Não sei se a Educação, em Portugal, sobreviverá a tanta malfeitoria.