sábado, 10 de abril de 2010

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca do panteísmo
«O panteísmo é a doutrina segundo a qual tudo o que existe é Deus. Mas, se tudo é Deus, como se explica a constante luta de uns seres contra os outros? Como explicar a destruição de uns às mãos dos outros?
Por outro lado, se tudo é Deus, dizem alguns, tudo é o mesmo e daí se apressam a concluir que tudo é indiferente. Mas, embora tudo seja Deus, respondem os outros, isso não significa que tenhamos de confundir tudo e renunciar a distinguir umas coisas das outras. "Não tomes a corda por uma serpente, nem a serpente por uma corda", diz Ramiro Calle, ao comentar um antigo relato da tradição indiana que fala de um homem que interpretou erradamente a mensagem panteísta do seu mestre espiritual. De forma que, quando deu com um elefante que corria para ele, decidiu não sair da frente, apesar de o rapaz que conduzia o elefante o avisar repetidas vezes para que se desviasse, porque o animal estava transtornado. O homem pensou que, se tanto o elefante como ele mesmo eram Deus, nada de mal iria acontecer, pois Deus não iria fazer mal a si próprio, mas o elefante acabou por ir contra ele e o homem ficou com várias costelas partidas. Quando, uns dias depois, se lamentava ao seu guru, este explicou-lhe o seguinte:
- Ora vejamos, Deus está em ti e no elefante. Mas também estava no rapaz que te avisou para que te afastasses. Por que razão não lhe deste ouvidos, insensato?»
Pedro González Calero, A Filosofia com Humor.