domingo, 16 de junho de 2013

Opinião - «Mais uma razão para se aderir à greve»

«Ontem fomos muitos, sim!  Tudo é proporcional: no passado, a classe tinha, seguramente, mais 30.000 a 40.000 docentes! Não vale a pena, pois, atermo-nos a comparações numéricas com anteriores manifestações ... Fomos muitos, sim.
Acabei de ouvir, na televisão, o que Crato veio dizer aos Alunos e Famílias na véspera do início dos Exames. E fiquei ainda mais indignada, pois limitando-se a repetir o que já havia dito na passada sexta-feira, não foi capaz de tranquilizar nem os alunos, nem os pais, nem os professores.
Crato e o Governo mostraram, com a teimosia que os vem caracterizando, que as pessoas não contam. Crato e os seus secretários de Estado não conseguiram resolver, atempadamente, a situação e chegaram à véspera da realização dos exames sem terem feito TUDO (incluindo ter aproveitado o fim-de-semana para negociar), de modo a garantir a equidade de condições entre todos os alunos. A posição assumida hoje, de deixar os acontecimentos rolarem ao acaso, remetendo para amanhã, o anúncio do que vai acontecer a quem não puder fazer o exame, mostra falta de seriedade e de transparência governativa.
Assim, escrevo por pensar que somente nós, professores, podemos ainda salvar a honra da escola pública. Somente nós, professores, podemos ainda, de forma pedagógica, remediar a atitude irresponsável do ministro que tutela a Educação. Somente nós, professores, podemos evitar que os nossos alunos amanhã sejam injustiçados. Como? Aderindo maciçamente à greve, de modo a garantir que nenhum aluno faça amanhã exame, e que todos possam fazer, num outro dia, a mesma prova, à mesma hora
Carla Marisa