terça-feira, 9 de outubro de 2012

Um e-mail esclarecedor

A propósito do post «Da falta de competência e de respeito», recebi um elucidativo e-mail do qual transcrevo um excerto:
«Desde que entrou em vigor a reorganização curricular, que transformou as aulas de 50' em 45', cada escola passou a distribuir o conjunto de horas atribuídas às áreas disciplinares (incluíam e incluem várias disciplinas em cada área) de forma diferente, com a agravante de não ter havido alteração dos respetivos programas. 
No caso, por exemplo, de Inglês do 2º ciclo, continua a ter de se "encaixar" um programa feito para 200' semanais (desde 1996) em cargas horárias de 135'. Aliás, penso que tal acontece(u) em quase todas as disciplinas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. 
[...] Em disciplinas que implicam sequências de conteúdos em espiral, caso das línguas estrangeiras, a impossibilidade de se contemplar nas planificações anuais os conteúdos obrigatórios estipulados nos programas (ainda em vigor) origina uma bol(s)a de conteúdos a serem dados no/s ano/s de escolaridade seguinte/s que vai aumentando de forma assustadora! Presentemente, com a junção dos agrupamentos em mega-agrupamentos, esta constatação chega, factual e finalmente, ao conhecimento do ensino secundário que, só agora, "percebe" a/s razão/ões pela/s qual/is os conteúdos dos anos anteriores não são lecionados na sua totalidade. 
Com a atual reorganização curricular, o problema mantém-se e, em algumas escolas, está agora a surgir, pois foi-lhes reduzida a carga horária semanal a língua estrangeira! Se forem implementados exames a mais disciplinas sem se alterarem os programas, vai ser interessante ver o que vai acontecer! 
Claro que há sempre a quem atribuir as culpas: ao corpo docente, como não podia deixar de ser!»
AC