segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Registos e notas do fim-de-semana

Portugal vai ter de devolver €170 milhões à Europa
— por não ter respeitado as regras de controlo de subsídios a agricultores —

Lanche de luxo
— O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas gastou 26 mil euros para comemorar o dia de Reis —

Encargos com juros disparam 220 milhões
Sol (21/1/11)

Execução orçamental 
indicia que Governo não terá conseguido défice abaixo de 7,3%

Julgamento do caso Portucale arranca dia 2, 
seis anos depois da abertura do inquérito

Cavaco só teve licença para acabar casa de férias 
três meses depois de estar pronta

 Uma média de 12 adolescentes dão à luz todos os dias em Portugal
Público (21/1/11)

€2,6 mil milhões: 
é quanto gastámos com os estádios do Euro 2004 que estão vazios, as autoestradas excedentárias, o Aeroporto de Beja e o Metro Sul do Tejo

 Oito agressões por dia registadas nas escolas

Falta de crédito obriga empresas portuguesas a vender negócios

Hospitais estão abaixo do limiar da qualidade

Vítimas de crime violento sem indemnizações há mais de um ano
Expresso (21/1/11)

Milhares de bolseiros do ensino superior vão ficar sem ajudas este ano
Público (22/1/11)
Na semana passada, foi possível ouvir, nas rádios e nas televisões, muita gente a manifestar a sua intenção de voto e a esgrimir a sua análise política.
Recordo, com antecipada saudade, porque dificilmente terei nova oportunidade de apreciar esta lucidez, o electricista que, aos microfones da rádio, disse: "Sou militante do PS, mas vou votar no Cavaco Silva, porque sei que o Manuel Alegre não vai ganhar."
Lembro, também com antecipada saudade, o pensamento de uma mulher que dizia ao repórter: "Ó, senhor, eu gosto muito do Sócrates". E, segundos depois, inquirida acerca da sua profissão, respondia: "Olhe, estou desempregada. Mas olhe que não sou só eu. Na minha família, o meu filho também está desempregado e a minha nora também. E veja lá o senhor isto: uma semana antes do meu filho ficar desempregado, chamaram a minha nora para lhe dizer que ela ia perder o subsídio, porque o marido dela, o meu filho, ganhava demais. O senhor acha isto bem? Acha isto justo, carago?"
Fiz alusão a estes dois registos apenas com a intenção de deixar um pequeno contributo ao estudo sociológico que os resultados eleitorais normalmente suscitam.

Entretanto, 170 milhões de euros vão ser devolvidos à procedência, porque o Governo foi incompetente. Entretanto, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas ofereceu um lanche, para celebrar o dia de Reis, que custou 26 mil euros. Entretanto, o Governo (ao contrário do que publicita) não cumpriu o défice de 2010. Entretanto,... Entretanto,...

O que nos descansa é saber que o novo presidente da República, pelas promessas que fez, não permitirá que nada disto continue a acontecer. 
Pena foi ele não ter sido o nosso presidente nos últimos cinco anos...