segunda-feira, 27 de abril de 2009

Notas do fim-de-semana


TPC para Sócrates
«Na RTP, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho foram vítimas de bullying socrático. Sócrates abusou de uma atitude autoritária, revelando o seu pouco à-vontade para lidar com perguntas. Alé disso, Sócrates deveria ler "Areopagítica - Discurso sobre a Liberdade de Expressão" (Almedina). Este clássico de John Milton tem ainda muito a ensinar a políticos que procuram proteger a sua actividade pública com um suposto 'bom nome' provado. Quem é que Sócrates julga que engana quando diz que não está a processar "jornalistas", mas sim "pessoas" que o difamaram?»
Henrique Raposo, Expresso (25/4/09)

Jovens têm de estudar até aos 18 anos
mas podem trabalhar com 16 anos

O Governo quer alargar a escolaridade obrigatória em mais três anos, mas, de acordo com economistas e especialistas em Direito do Trabalho, pode tornar "obsoletas" várias disposições da legislação laboral e poderá mesmo deixar sem fundamento a idade mínima de admissão ao trabalho (16 anos).
Público (25/04/09)

Pode haver uma deriva totalitária em Portugal?
«A substituição do debate pelo marketing, a cedência à espectacularização da vida política, a substituição do conteúdo pela forma, é caldo de cultura para uma despolitização anómica da democracia, que propicia o adormecimento cívico.»
José Pacheco Pereira, Público (25/04/09)

Sol e Sombra
«João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça, veio pressurosa e tolamente, condenar a Ordem dos Notários e considerar "uma situação muito grave" esta facilitar o acesso a jornalistas de documentos notariais relativos a Sócrates e a outros envolvidos no caso 'Freeport'. Documentos públicos e de livre acesso público, sublinhe-se. A censura e a intimidação socratistas já chegaram a este ponto e com tal desfaçatez?! É o Estado de Direito antidemocrático em todo o seu esplendor...»
José António Lima, Sol (24/04/09)