sábado, 16 de janeiro de 2010

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca da Filosofia Social e Política


Feminismo
«Eis mais um texto que defende uma diferença essencial entre homens e mulheres. Tem de ser essencial porque o Primeiro Homem estava livre de idealizações e a sua impulsividade era, por conseguinte, inata.
Deus aparece a Adão e Eva no Paraíso e anuncia que tem dois dons, um para cada um, e que gostaria que eles decidissem quem fica com qual.
- O primeiro dom é a capacidade de mijar de pé.
Impulsivamente, Adão grita:
- Mijar de pé? Bestial! Parece francamente bom! Quero esse.
- Está bem - diz Deus -, esse é teu, Adão. Tu ficas com o outro, Eva... orgasmos múltiplos.
Os resultados sociais e políticos do feminismo são numerosos: direito de voto, leis de protecção para vítimas de violação, melhor tratamento e contrapartidas no local de trabalho. Recentemente, outra repercussão social do feminismo foi a revolta masculina, que deu origem a uma nova categoria: a piada politicamente incorrecta.
Considerar qualquer piada que goze com o feminismo politicamente incorrecta confere-lhe uma nova dimensão - «Sei que esta piada vai contra a filosofia liberal aceite, mas uma pessoa já não pode divertir-se?» Ao justificar uma piada desta forma, a pessoa que a conta reivindica irreverência, uma qualidade que pode tornar uma piada ainda mais engraçada e socialmente mais perigosa para quem a conta [...].
Em resposta à investida de piadas politicamente incorrectas surgiu uma nova estirpe - histórias que começam como as típicas piadas chauvinistas de antigamente, mas com uma reviravolta em que a mulher leva a melhor.
Dois croupiers de um casino estão muito entediados a trabalhar na mesa dos dados. Uma mulher loura muito atraente chega e aposta 20 mil dólares numa única jogada.
- Espero que não se importem, mas sinto-me com muito mais sorte quando estou completamente nua. - Dito isto, despe-se, lança os dados e grita: - Vá lá, fofo. A mamã precisa de roupas novas! - Quando o dado pára, ela dá pulos e berra: - SIM! SIM! GANHEI. GANHEI!
Abraça cada um dos croupiers, pega nos lucros e nas roupas e afasta-se rapidamente. Os croupiers entreolham-se, embasbacados. Por fim, um deles pergunta:
- O que é que lhe saiu?
- Não sei - responde o outro. - Pensei que estavas a ver.
[...]
Eis mais um exemplo deste género neofeminista:
Uma loura está sentada ao lado de um advogado num avião. O advogado não pára de insistir com ela para jogarem um jogo para saberem quem tem maior cultura geral. Por fim, ele propõe probabilidades de dez para um. Sempre que ela não souber a resposta para uma das suas perguntas, pagar-lhe-á cinco dólares. Sempre que ele não souber a resposta para uma das perguntas dela, pagar-lhe-á cinquenta dólares.
A loura concorda ele pergunta-lhe:
- Qual é a distância da Terra até à estrela mais próxima?
Ela não responde e entrega-lhe uma nota de cinco dólares.
- Que é que sobe uma encosta com três pernas e desce com quatro pernas?
Ele pensa durante muito tempo, mas acaba por ser obrigado a reconhecer que não faz a menor ideia. Dá-lhe cinquenta dólares.
A loura guarda o dinheiro na carteira sem comentários.
- Espere um pouco. Qual é a resposta para a sua pergunta? - diz o advogado.
Sem uma palavra, a loura estende-lhe cinco dólares.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...