sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca da Lógica Dedutiva

«A lógica dedutiva raciocina do geral para o particular. O argumento dedutivo essencial é o silogismo "Todos os homens são mortais; Sócrates [o filósofo, não o outro...] é um homem; Sócrates é mortal". É surpreendente a frequência com que as pessoas estragam isto e argumentam algo do género: "Todos os homens são mortais; Sócrates é mortal; Sócrates é um homem", que não segue a lógica. Seria como dizer: "Todos os homens são mortais; o hamster do meu filho é mortal; logo, o hamster do meu filho é um homem."
Outra forma de arruinar um argumento dedutivo é argumentando a partir de uma falsa premissa.
Um velho cowboy entra num bar e pede uma bebida. Quando está a beber o seu uísque, uma jovem senta-se ao seu lado. A mulher volta-se para o cowboy e pergunta-lhe:
- O senhor é um cowboy a sério?
- Bem, passei a vida inteira num rancho a criar cavalos, a reparar vedações e a marcar gado, por isso acho que sim - responde ele.
- Eu sou lésbica - diz ela - Passo o dia inteiro a pensar em mulheres. Quando me levanto de manhã, penso em mulheres. Quando tomo duche ou vejo televisão, tudo parece fazer-me pensar em mulheres.
Algum tempo depois, um casal senta-se ao lado do velho cowboy e pergunta-lhe:
- o senhor é um verdadeiro cowboy?
- Sempre pensei que sim - responde ele -, mas acabo de descobrir que sou lésbica.
Talvez fosse divertido analisar onde é que o cowboy se enganou. Ou talvez não. Mas, mesmo assim, vamos fazê-lo.
Na primeira resposta à pergunta sobre se é um verdadeiro cowboy, ele argumentou:
1. Se alguém passa a vida inteira a fazer coisas típicas de cowboys, é um verdadeiro cowboy.
2. Eu passo a vida a fazer coisas que os cowboys fazem.
3. Logo, sou um verdadeiro cowboy.

A mulher argumentou:
1. Se uma mulher passa a vida inteira a pensar em mulheres, é lésbica.
2. Eu sou uma mulher.
3. Passo o tempo todo a pensar em mulheres.
4. Logo, sou lésbica.

Quando o cowboy chega à mesma conclusão, usa uma premissa que no seu caso é falsa: nomeadamente, Eu sou uma mulher.
Não se esqueçam de que nunca vos prometemos que a filosofia é igual às piadas.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...