Poucas horas depois de os sindicatos anunciarem a suspensão das greves regionais, o Ministério da Educação (DGRHE) começou a enviar para os professores, via e-mail, o seguinte comunicado em forma de «esclarecimento»:
Esclarecimento
1 - Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
2 - Os sindicatos neste processo não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o Ministério da Educação (ME) dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
3 - O ME, mantendo a abertura de sempre, que já conduzira ao Memorando de Entendimento com a plataforma sindical (ver infra), respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
4 - Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho, que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.
Informação complementar
1 - "Uma avaliação séria melhorará a escola" - discurso da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, em debate sobre a avaliação de desempenho, em http://www.min-edu.pt/np3/
2 - Notas sobre um modelo de avaliação que protege os professores, em http://www.min-edu.pt/np3/np3/
3 - Dossier Avaliação do Desempenho Docente, em http://www.min-edu.pt/np3/193.
4 - Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação e os sindicatos em http://www.min-edu.pt/np3/
Lisboa, 05 de Dezembro de 2008.
(Agradecimento a Ana Paula Velez pelo envio desta informação)
Alguém está a mentir. Os sindicatos afirmam que o Ministério aceitou discutir tudo, incluindo a suspensão, o Governo nega essa possibilidade e reafirma que não suspenderá.
Quem está a mentir?
Perante isto, os sindicatos vão ficar silenciosos? Vão manter a desconvocação das greves regionais?
Os professores acabaram de fazer uma greve histórica, o Ministério continua a comportar-se com a arrogância de sempre e os sindicatos vão aceitar negociar nestas condições? É isto que vai acontecer?
Aguarda-se a resposta urgente dos sindicatos.