A plataforma sindical suspendeu as greves regionais com a justificação de que o Ministério da Educação já aceitava discutir a suspensão do modelo e renegociar o Estatuto da Carreira Docente.
1. Começo por reafirmar a minha declaração de interesses: a minha confiança nas direcções sindicais é igual a zero.
2. Assim sendo, espero que isto não seja o primeiro passo para mais uma farsa sindical idêntica à do vergonhoso Memorando.
3. Também espero que os dirigentes sindicais tenham a consciência de que, se isso acontecesse, seria o fim irreversível dos sindicatos de professores. Ficariam reduzidos a meia dúzia de acríticos militantes dos partidos que os dominam.
4. Espero que a impressionante força dos professores demonstrada nas duas gigantescas manifestações e na histórica greve de há dois dias obrigue os sindicatos a não cederem um milímetro naquilo que é imperativo:
a) Alterar o Estatuto da Carreira Docente, porque é dele que partiram e partem grande parte das malfeitorias;
b) Anular o incompetente modelo de avaliação de desempenho e construir um novo;
c) Anular o escandaloso concurso para professores titulares;
d) Anular o inaceitável sistema de quotas.
5. Se isto não acontecer, o Governo e os sindicatos vão arranjar um sarilho ainda maior do que aquele que neste momento existe.
1. Começo por reafirmar a minha declaração de interesses: a minha confiança nas direcções sindicais é igual a zero.
2. Assim sendo, espero que isto não seja o primeiro passo para mais uma farsa sindical idêntica à do vergonhoso Memorando.
3. Também espero que os dirigentes sindicais tenham a consciência de que, se isso acontecesse, seria o fim irreversível dos sindicatos de professores. Ficariam reduzidos a meia dúzia de acríticos militantes dos partidos que os dominam.
4. Espero que a impressionante força dos professores demonstrada nas duas gigantescas manifestações e na histórica greve de há dois dias obrigue os sindicatos a não cederem um milímetro naquilo que é imperativo:
a) Alterar o Estatuto da Carreira Docente, porque é dele que partiram e partem grande parte das malfeitorias;
b) Anular o incompetente modelo de avaliação de desempenho e construir um novo;
c) Anular o escandaloso concurso para professores titulares;
d) Anular o inaceitável sistema de quotas.
5. Se isto não acontecer, o Governo e os sindicatos vão arranjar um sarilho ainda maior do que aquele que neste momento existe.