segunda-feira, 26 de maio de 2008

Corpo-cérebro-mente

António Damásio ao Expresso:

«[...] Existe um corpo, "body-proper", existe um cérebro dentro do corpo, que tem tido como função na evolução biológica a regulação da vida do corpo. Existe cérebro não necessariamente para escrever poesia, ou apreciar música. Existe cérebro porque é necessário coordenar a regulação de um corpo num meio ambiental complexo. Se o meio fosse simples e as condições do corpo fossem simples, era possível com pequenos ajustamentos puramente corpóreos, sem cérebro, manter a vida. O problema é que , através da evolução, o corpo ganha novas unidades, novos sistemas ligados uns aos outros, enquanto o meio se torna também mais complexo, com perigos e oportunidades que se multiplicam.
[...]Por tudo isso, o cérebro torna-se mais complicado. Desenvolveu-se assim um espaço que podemos chamar mental, que não é separado, e que é o resultado de todo esse funcionamento de organismo integrado do corpo com o cérebro dentro do corpo. O fundamental da actividade do cérebro, regular a função da vida, tem como efeito colateral a produção de uma coisa a que chamamos mente, a produção de imagens de toda a espécie, resultado da modificação do corpo ou de partes especiais do corpo que são os nossos órgãos sensoriais.
[...] O corpo é uma espécie de antena receptora de todas estas modificações, umas no interior, outras no exterior do corpo. O cérebro produz as imagens de todas essas modificações. A mente surge não como uma categoria especial, separada, mas como qualquer coisa dentro do organismo, dentro do cérebro que está dentro do organismo. E surge também como efeito colateral desse desejo do organismo de perdurar, aquilo que qualquer biólogo reconhece logo e que o Espinosa reconheceu, que é o desejo invencível de continuar. O que todos temos de fazer é regular a nossa vida. Às vezes produzimos um grande vale de lágrimas, às vezes produzimos a grandeza.»
Entrevista ao Expresso (24/5/08)

Comentários?

(António Damásio dirige o Brain and Creativity Institute da University of Southern California, em Los Angeles. Amanhã, será publicado outro excerto da entrevista)