segunda-feira, 31 de março de 2008

O Ponto da Situação

O Ponto da Situação é um boletim informativo e opinativo que foi criado por alguns professores da Escola Secundária de Amora, a partir do momento em que se sentiu a necessidade de um acompanhamento regular e próximo da situação de grande instabilidade vivida nas escolas, originada pela aprovação do inqualificável modelo de avaliação de desempenho, criado pelo Ministério da Educação.
O Ponto da Situação nº 1 saiu no dia 12 de Março e foi assinado por 52 professores. Pretendemos que O Ponto da Situação nº 2 seja subscrito por mais professores e por professores de outras escolas. Neste momento, e até quarta-feira, está a decorrer a recolha de assinaturas, data a partir da qual O Ponto da Situação nº 2 circulará na net, via e-mail e blogues. Eventuais contactos podem ser feitos para pontodasituacao@gmail.com ou para este blogue.
Porque pensamos ser oportuno, publicamos, desde já, o primeiro item de O Ponto da Situação nº 2. Na quarta-feira será publicada a versão integral com as respectivas assinaturas.


O Ponto da Situação nº 2
31 de Março de 2008

1. Hoje, inicia-se o 3º Período. Um período que deveria inaugurar-se com condições de tranquilidade para que os verdadeiros intervenientes no processo educativo — professores, alunos e pais — pudessem estar concentrados naquilo que é, de facto, importante: os professores concentrados no processo de ensino, os alunos concentrados no processo de aprendizagem e os pais concentrados no acompanhamento e evolução dos seus filhos. Mas, lamentavelmente, a realidade não é esta. Um quarto elemento, a equipa que dirige o Ministério da Educação, decidiu interferir naquela tríade e assumir-se como factor perturbador e quezilento. Sem o mínimo de respeito pelos interesses de alunos, professores e pais, insensível a tudo e a todos, a ministra da Educação pretende radicalizar o conflito e, com ele, desestabilizar a vida interna das escolas.