quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Trechos — Joseph Stiglitz (5)

«Os políticos fazem discursos sobre o que está a acontecer aos nossos valores e à nossa sociedade, mas depois nomeiam para altos cargos públicos os diretores-executivos e outros representantes do mundo empresarial que estavam ao leme do setor financeiro enquanto este se desmoronava. Não devíamos esperar que os arquitetos de um sistema que não funcionava fossem reconstruir o sistema de modo a funcionar, e, sobretudo, funcionar para a maioria dos cidadãos, coisa que não aconteceu.
As falhas na política e na economia estão relacionadas, e reforçam-se uma à outra. Um sistema político que amplifica a voz dos mais ricos dá azo a que leis e regulamentações — e a gestão das mesmas — sejam desenhadas de maneira que não só falham em proteger os cidadãos comuns contra os ricos, como também enriquecem ainda mais os ricos a expensas do resto da sociedade.
Isto leva-me a uma das teses centrais deste livro: embora possa haver forças económicas subjacentes em jogo, a política moldou o mercado, e moldou-o de modo a dar vantagem aos do topo em prejuízo do resto da sociedade.»
Joseph E. Stiglitz, O Preço da Desigualdade, Bertrand Editora.