domingo, 10 de março de 2013

Momento quase filosófico

Uma história persa mostra quando, por um escasso momento, a estupidez e a inteligência andaram juntas.
Um beduíno, que seguia sentado num camelo carregado com dois sacos, encontrou um homem que lhe perguntou:
— Que leva o teu camelo?
— De um lado um saco cheio de trigo — respondeu o beduíno — e do outro um saco cheio de areia.
— Por que razão fazes isso?
— Para equilibrar a carga.
— Era melhor repartir o trigo pelos dois sacos — disse o homem. — Assim, a carga do teu camelo seria menos pesada.
O beduíno ficou impressionado com a inteligência deste conselho.
— Mas tens razão! — exclamou ele. — Tens mil vezes razão! O teu pensamento é fino, subtil! Sobe para o meu camelo, vem!
O beduíno ajudou o homem a subir para o camelo e disse-lhe:
—Quem és tu? Um homem inteligente como tu deve ser sultão, ou pelo menos vizir!
— Não, não sou nada.
— Mas és rico?
— Não. Olha para a minha roupa.
— Que espécie de comércio praticas? Onde é a tua casa, onde está a tua loja?
— Não tenho loja, nem casa.
— E os teus camelos? As tuas vacas?
— Não tenho disso.
— Mas então, como uma inteligência assim, o que tens?
— Não tenho nada, já te disse, nem tenho um bocado de pão para comer. E as minhas roupas são andrajos.
— Desce deste camelo! — exclamou o beduíno. — Vai-te embora! Leva para longe de mim a tua inteligência perigosa, que eu não quero perder a minha estupidez!
Os dois homens separaram-se para sempre e o beduíno continuou o seu caminho, um saco de trigo de um lado e um saco de areia do outro.
Jean-Claude Carrière, Tertúlia de Mentirosos, Teorema (adaptado).