quarta-feira, 11 de abril de 2012

Às quartas

AQUI ESTÁ

Bom, para esclarecer a confusão,
aqui está:
de repente fiquei farto de rezar
a homens, para homens.
Isso foi o princípio,
o meio e o fim.

Ritual: recordar-me que sou culpado,
estou errado e de cabeça aérea.
Teologia ortodoxa e senso comum:
Sim, o nosso Pai não tem sexo,
Deus é ser, Deus é amor,
Sim, o Espírito Santo é espírito
e sendo Jesus um judeu
tinha por força de ser macho
e era gentil para as raparigas.
Sim eu podia alterar os pronomes privadamente,
Sim eu era casado com Deus
e não tinha direito ao divórcio.
Sim Homem é metáfora para Mulher,
Sim podia esperar um século
Sim é parvoíce na mesma
pensar em Deus como Mulher.

Sim tudo me parece certo
quando a carne e o espírito concordam:
não sinto que faça parte.

Uma verdade é que Deus Pai
apela principalmente aos homens
excepto quando quer uma chávena de chá.

Ralph McAlpine
(Trad. José Alberto Oliveira)