quarta-feira, 7 de março de 2012

Ainda Sócrates e ainda as «nuances» da crise

Processo da licenciatura de Sócrates pode reabrir
Expresso

Custos da Parque Escolar aumentaram 400%
Público

Construção: Parque Escolar "está no limite do incumprimento" - FEPICOP 
Expresso

Sócrates não deixa de incomodar. Na verdade, seria ilusório pensar que era possível não voltarmos a ouvir falar dele ou das consequências da sua governação. Dele fala-se sempre pelas piores razões, e, mais uma vez, volta a história da trapalhada da sua ainda e sempre duvidosa licenciatura. Agora com novas revelações documentais e com novas escutas que ainda mais comprometem aquele que, desgraçadamente para (quase) todos nós, governou o país. 
Desgraça que não se circunscreve ao período em que exerceu o poder. As sequelas da sua política prolongar-se-ão por muito tempo, como é o caso:  ficamos agora a saber que uma das meninas dos olhos da sua governação — a Parque Escolar — gastou das verbas do erário público mais 400% do que estava previsto e anunciado e está à beira de não pagar os compromissos financeiros que assumiu. 400% é um desvio brutal. Inevitavelmente, alguém terá de responder por isto nos tribunais. 
O desvario e a irresponsabilidade de Sócrates têm aqui mais um fidelíssimo retrato.

Governo mantém salários na TAP e cortes feitos serão devolvidos
Público

Lucros da Jerónimo Martins crescem 21% para 340 milhões em 2011
Jornal de Negócios

Já todos sabíamos e as confirmações vão surgindo com regularidade: a crise não é igual para todos. Ou porque o governo, sem pudor, dá o dito por não dito e abre as excepções que entende; ou porque a realidade, para alguns, não está assim tão má, o que torna ainda mais inaceitável a fuga aos impostos, realizada com o truque da migração de sedes sociais de empresas para o estrangeiro. A Jerónimo Martins é precisamente um exemplo disso.