quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Corpos especiais

Portugal é um país de patuscadas e cada um de nós é um patusco em potência. Há dias pude observar como alguns dos nossos militares são patuscos e não me refiro às esteatomatosas barrigas que vários deles  ostentam e que me fazem imaginar o que aconteceria a eles e a nós se um dia tivéssemos de entrar numa guerra refiro-me só às declarações públicas que ouvi de um coronel com a voz a fugir para o grosso que falava em nome de uma associação de oficiais e que disse que os militares apesar de serem funcionários públicos não são funcionários públicos porque são um corpo especial e como corpo especial têm de ter um tratamento especial e que «portantos» têm de ver as carreiras descongeladas para poderem ser promovidos. Depois de ouvir o coronel lembrei-me de que os médicos também são um corpo especial da função pública e de que os professores também são um corpo especial da função pública e de que os juízes também são um corpo especial da função pública e assim de repente não me consigo recordar se ainda haverá mais algum corpo especial da função pública o que eu sei é que o coronel é um patusco e que deve ser um daqueles militares que cumpre com denodo a função de serem os primeiros a defender a pátria de serem os primeiros a estar ao serviço da nação de serem os primeiros dispostos a sofrer pela país e até de serem os primeiros dispostos a dar a vida pela nossa independência mas percebi que sendo ele capaz de todos estes sacrifícios do que não é capaz é de deixar de engalinhar com a falta da promoçãozinha isto independentemente de todos os outros funcionários públicos sendo ou não sendo corpos especiais também estarem há anos sem ver a promoçãozinha mas isso já não interessa nada ao coronel com a voz a fugir para o grosso porque eles militares é que são os verdadeiros corpos especiais ainda que muito longe dos outros daqueles da danone.

Zé Portugal