quinta-feira, 23 de junho de 2011

A herdança

Ministério da Justiça não sabe o que paga nem a quem paga (Sítio do Público)
O Ministério da Justiça não dispõe de “informação actualizada sobre os trabalhadores a quem processa as remunerações e suplementos e sobre a sua assiduidade” e não realiza “um controlo prévio das folhas de vencimento e comparações frequentes entre os valores pagos e as retenções na fonte”. Quem o diz é a Inspecção-Geral de Finanças (IGF) no seu relatório de actividades de 2010, com base na auditoria às despesas com o pessoal de um organismo da Justiça que não identifica.

De acordo com o Banco de Portugal cerca de 20 mil famílias entraram em incumprimento no primeiro trimestre deste ano. Os devedores particulares com crédito vencido aumentaram de 13,8% em Dezembro para 14,2% em Março, reflexo da actual conjuntura económica e da entrada em vigor de novas medidas de austeridade.

Os estagiários ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais na Administração Central vão ser despedidos sem direito a receber subsídios. O objectivo dos contratos assinados entre os recém-licenciados e o estado – com a duração de 1 ano e nos quais os estagiários não tinham direito a férias – era empregar estagiários até aos 35 anos num serviço da Administração Central.
Os estagiários recebiam um salário de 900 euros mensais mas acabaram por ser dispensados sem subsídio de desemprego nem carta de recomendação.

Portugal atrás da Grécia no poder de compra (Sítio do Diário Económico)
O poder de compra dos portugueses está longe da média europeia. Em 2010, o PIB per capita em paridades de poder de compra era de apenas 81% da média da União Europeia, avançam dados preliminares do Eurostat, publicados ontem.