sábado, 22 de maio de 2010

A propósito de umas actas há 6 meses desaparecidas

Texto enviado pelo colega Paulo Ambrósio:

Citação de: http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=100&doc=4755



(...) Entretanto, as actas mais importantes do processo negocial (30 de Dezembro, 7 de Janeiro, 20 de Janeiro e 10 de Fevereiro) estão já em fase de correcção, sendo divulgadas integralmente pela FENPROF, junto de todos os professores, logo que estejam assinadas. (...)



Haja deus! Apreciei, contudo, o pormenor línguo-estilístico do "estão (!] em fase de correcção". Raios, essa correcção/confecção está mais demorada que a da mão de vaca com grão!
Mas uma coisa é certa: começa a valer a pena a persistência do coro, cada vez mais heterogéneo e ruidoso, do Clube "Onde Páram as Actas?".
Queremos ver as actas. Não por qualquer curiosidade mórbida, mas por elementar direito e justiça democráticos. E não nos calaremos nem baixaremos os braços enquanto elas não "surgirem".
Atendendo aos quase 6 meses que já decorreram (!) desde a assinatura do Acordo, talvez devêssemos logo ter logo feito como aquela mediática aluna do "Quero o meu telemóvel já!". Sim, porque nós todos temos mais direito a utilizar com propriedade o imperativo "JÁ" que aqueles indolentes mestre-cuca, que alegadamente andam a confeccionar (vulgo encanar a perna à estropiada rã), digo, a confeccionar as benditas actas há quase meio ano.
Até porque, pelas referências escritas públicas que as duas partes já fizeram ao processo negocial extra-texto oficial do Acordo de Princípios, é linear e científico que uma delas está a faltar à verdade. E como me ensinaram em pequeno que "mentir é uma coisa muito feia", continuo a pensar (e a agir) deste modo. E a querer tirar toda esta interminável novela mexicana a limpo.
Paulo Ambrósio