sábado, 23 de janeiro de 2010

Ao sábado: momento quase filosófico

Acerca das Filosofias Económicas

«Na primeira frase do livro clássico de Robert Heilbroner sobre teóricos económicos, The Worldly Philosophers, o autor admite que "este livro é sobre alguns homens com uma curiosa pretensão à fama». Sim, até a economia tem os seus filósofos.
O filósofo económico escocês Adam Smith escreveu a sua obra ovariana (ou deveremos dizer seminal), An Inquiry into The Nature and Causes of the Wealth of Nations, no mesmo ano em que a América declarou a independência. Esta obra estabeleceu o ponto de partida para o capitalismo de mercado livre.
Segundo Smith, uma das forças do capitalismo é o facto de promover a criatividade económica. Parece que o interesse pessoal, como a perspectiva de um enforcamento, concentra a mente.
Um homem entra num banco e diz que precisa de um empréstimo de 200 dólares por um período de seis meses. O funcionário do departamento de crédito pergunta-lhe que tipo de garantia é que ele dá. O homem responde:
- Tenho um Rolls Royce. Aqui estão as chaves. Fiquem com ele até o empréstimo estar pago.
Seis meses mais tarde, o homem regressa ao banco, paga os 200 dólares acrescidos de 10 dólares de juros e recupera o Rolls Royce.

- Espero que não se ofenda com a minha pergunta, mas porque é que um homem que conduz um Rolls Royce precisa de pedir um empréstimo de 200 dólares?
- Tive de passar seis meses na Europa, e onde é que poderia guardar um Rolls Royce durante tanto tempo por 10 dólares? - replica o homem.
Na teoria capitalista, a "disciplina do mercado" regula a economia. Um bom controlo de inventário, por exemplo, pode proporcionar uma vantagem competitiva para um negócio.
Entrevistador: O senhor acumulou uma fortuna considerável ao longo da sua vida. Como é que ganhou o dinheiro?
Milionário: Ganhei tudo no negócio do pombo-correio.
Entrevistador: Pombos-correio? Fascinante! Quantos vendeu?
Milionário: Só vendi um, mas ele voltava sempre.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...