terça-feira, 22 de setembro de 2009

Faltam 5 dias

Faltam 5 dias para decidirmos se queremos ter durante mais 4 anos um primeiro-ministro que pressiona, persegue e intimida jornalistas. Apesar do Ministério Público ter, obviamente, arquivado a queixa-crime contra o jornalista João Miguel Tavares (porque teve a ousadia de escrever: «Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina»; e por lhe ter aconselhado recato e decoro, em termos morais), Sócrates decidiu pedir a abertura da instrução do processo, dando a entender que quer manter a perseguição ao jornalista.
Temos, assim, um primeiro-ministro que não tem a mínima cultura democrática, um primeiro-ministro que se comporta como um candidato a tiranete, seguindo, certamente, os exemplos de Hugo Chavez e Muammar Kadafi, por quem nutre, respectivamente, pública amizade e notória reverência.

Alternando fases de dramática vitimização com momentos de patológica ferocidade, o primeiro-ministro é cada vez mais um político desequilibrado que, há muito, já perdeu o suporte mínimo de credibilidade. Pode este homem continuar a chefiar o Governo por mais 4 longos anos?