segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E agora?

O PS perdeu a maioria absoluta, mas venceu as eleições.
Porque governou mal foi castigado com a perda de milhares de votos e de muitos deputados, mas não foi suficiente nem justamente castigado.
Neste cenário, é anedótico que Sócrates proclame que teve uma «extraordinária vitória eleitoral». A perda de cerca de 500 mil votos, a perda de mais de vinte deputados e a perda da maioria absoluta serem classificadas como uma «extraordinária vitória eleitoral» diz tudo acerca da honestidade intelectual de quem o afirma.
Lamentavelmente, vai ser este homem que irá chefiar o novo Governo.
Neste contexto, não prevejo nada de bom para o país e, em particular, para a Educação, e tenho especial curiosidade em ver até onde irá a seriedade política dos partidos da oposição que se vincularam ao Compromisso Educação. E todos se vincularam.
Registo com satisfação a derrota da maioria absoluta, mas não tenho motivos para festejar. Vejo que a arrogância e a incompetência se mantêm no poder e que o arauto dessa ignorância e dessa incompetência vai ser reconduzido no cargo.
Relativamente à Educação, tenho apenas uma certeza: vamos ter de lutar muito, mas mesmo muito, para que se vislumbre alguma hipótese de serem minoradas as consequências do desastre nacional, que foi a estadia de Maria de Lurdes Rodrigues no ME.
Mas se é isso que se exige, será isso que faremos.