terça-feira, 10 de março de 2009

Faz hoje 1 ano que o MUP foi constituído. Parabéns!

Ao Ilídio Trindade e ao MUP as minhas felicitações pelo valoroso contributo prestado no combate à política educativa do actual Governo - combate particularmente difícil e desigual.
O MUP e os demais movimentos independentes tiveram, e espero que continuem a ter, uma importância decisiva no desenvolvimento da actual luta dos professores. A eles se deve, em grande medida, o facto histórico da classe profissional dos professores estar a manter, já lá vai mais de um ano, uma contestação firme e sustentada a uma política governamental específica.
A acção do MUP e dos demais movimentos independentes tem tido consequências da maior relevância a vários níveis. Destaco três:
1. A nível da intensidade das acções de oposição à desastrosa política educativa do actual Governo;
2. A nível da pressão que exerce sobre os sindicatos de professores, para os quais, há muito tempo, a luta já teria sido dada por encerrada, ou, então, estaria adormecida, se não fossem os movimentos independentes;
3. A nível da qualidade da contestação técnica, para além da contestação política, da incompetente legislação produzida pelo Ministério da Educação.

Deixo aqui um abraço, um agradecimento e uns merecidos parabéns.