segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Professores do Agrupamento de Escolas de Ourique mantêm suspensão da avaliação

POSIÇÃO DOS PROFESSORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OURIQUE

Os professores do Agrupamento de Escolas de Ourique, reunidos a 13 de Janeiro de 2009, pelas 17.00 horas, na Escola EB2,3/S de Ourique decidiram:

1- Reafirmar todas as suas posições já anteriormente expressas de crítica ao modelo de avaliação em vigor.
2- Exigir a suspensão do actual modelo de avaliação de desempenho docente, quer na forma desenhada pelo Decreto Regulamentar nº2 / 2008, quer na forma dita “simplificada” contida no Decreto Regulamentar nº1-A / 2009, por serem factores de instabilidade no funcionamento das escolas com inerentes implicações negativas nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos.
3- Recusar qualquer iniciativa que implique a concretização do modelo em questão, o que significa a recusa do dito modelo “simplificado” que, por entre confusões e trapalhadas, transporta consigo opacidade de procedimentos, o que abre caminho a arbitrariedades de todo o tipo.
4- Apelar à revisão do Estatuto da Carreira Docente, tendo em vista a substituição do actual modelo de avaliação por um outro de base formativa de onde seja eliminado o regime de quotas e a divisão arbitrária e iníqua entre professores titulares e não titulares.
5- Exigir uma profunda alteração das actuais políticas educativas de forma a ser garantida a defesa da Escola Pública o que significa, antes de mais, a concretização dum ensino de qualidade.
6- Após aprovação este documento será enviado à Presidência da República, Presidente da Assembleia da República, Governo, DREA, Grupos Parlamentares e Comunicação Social.
Ourique, 13 de Janeiro de 09
Aprovado com 60 votos a favor e um voto contra, em reunião geral de professores.