sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Portugal - América Latina III

1 - “… segundo uma sondagem da Aximage para o (Jornal de) Negócios.”, “Muito contestada pelos professores, Maria de Lurdes Rodrigues regista a maior queda no último mês...”: “cai 2,3 pontos e acaba o ano classificada com uma média negativa de 7,4 valores.” (JNegócios de 12.12.2008)(Então, e a sondagem (i.é., a "sondagem") do Camarada Oliveira?) Ai se a senhora concorresse a titular... Nem em Freixo lá ia.

2 - De novo a jovem Câncio, no Pravda de hoje (12.12.2008). Depois da tolice do costume sobre os professores (o que a faz correr com tanto afã? o futuro cargo de Ministra da Propaganda?), a jovenzinha diz: Esta trapalhada, que não chega a ser um argumento, é o caldo de cultura do conflito que opõe a classe (se se pode falar de uma oposição da classe) ao ministério. Note-se na elegância do "caldo de cultura" (nem parece dela) (provavelmente não é). E depois, desata a puxar por números de horas de trabalho na OCDE, para finalizar, dizendo que os professores de Portugal são, considerando o PIB, dos que mais auferem. Lógica curiosa: provavelmente, os professores da Namíbia, do Burundi, da Guiné, etç,... são dos mais mal pagos do Mundo. Mas como o PIB desses países está no fundo da escala dos PIBs, esses professores, RELATIVAMENTE, claro, têm um ordenado superior ao dos alemães, suecos, e outros (estes uns desgraçados, claro). Mais uma vez, o que faz correr a jovem? E, já agora, não se tornará cada vez mais clara a intenção da sua ida para os diversos Pravdas que vão crescendo no nosso país?

3 - Por falar em Democracia (dos jornais):

- Os portugueses perderam poder de compra entre 2005 e 2007 relativamente à média da União Europeia e Portugal surge na cauda da lista dos 15 países da Zona Euro, com o pior poder de compra de todos, nos 76,2 por cento, segundo dados hoje apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). (Público, 11.12.2008)

- Portugal desceu, de 2007 para 2008, de 8.º para 16.º no ranking da liberdade de imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras.

- Portugal cai sete lugares no "ranking". "A democracia está estagnada". Portugal caiu sete lugares no "ranking" dos países mais democratas do mundo, logo a seguir à França. A Suécia continua a liderar.

- Portugal é um dos piores países da OCDE ao nível dos equipamentos e assistência à infância. Apenas cumpre quatro dos dez padrões necessários. Não cumpre na licença parental, no investimento público e na formação superior dos funcionários, considerados insuficientes, e na taxa de pobreza, considerada excessiva. É no grupo etário dos três anos que o défice é maior. Só 23% destas crianças estão em estruturas licenciadas apoiadas, quando 70% das mães trabalham a tempo inteiro. (DN de 12.12.2008) (Sobre isto, a jovem não dá palpites.)