sábado, 27 de dezembro de 2008

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca do Determinismo e do Livre-Arbítrio


«Enquanto estamos no aqui e agora, temos algum controlo sobre o nosso destino?
Ao longo dos séculos, tem sido derramada muita tinta filosófica sobre se os seres humanos são livres de decidir e agir ou se as nossas decisões e actos são determinados por forças externas: hereditariedade, meio, história, destino, Microsoft.
[...]
Quando perguntaram ao escritor do século XX, Isaac Bashevis Singer, se acreditava no livre-arbítrio, ele respondeu com ironia: "Não tenho escolha." (Na verdade, esta é uma posição que alguns filósofos assumiram como uma inevitabilidade: que somos forçados a acreditar no nosso livre-arbítrio porque, caso contrário, não há fundamento para a nossa crença na responsabilidade moral. As nossas escolhas morais estariam fora do nosso alcance.)
[...]
[Por outro lado], há alguns deterministas que afirmam: "Deus obrigou-me a fazê-lo. Na verdade, Deus determinou tudo no universo, até ao último pormenor." Baruch Spinoza, o filósofo holandês/judeu do século XVII, e Jonathan Edwards, o teólogo americano do século XVIII, foram proponentes deste tipo de determinismo teológico.
[Por exemplo,] a água, a rã e o camionista da história que se segue devem ter pensado que escolheram e executaram os seus actos livremente [mas, se calhar, não foi bem assim...].
Moisés, Jesus e um velho de barba estão a jogar golfe.
Moisés dá uma tacada comprida e a bola cai junto ao relvado, mas rebola directamente para o lago. Moisés ergue o taco, separa a água e a bola rebola em segurança para o outro lado.
Jesus também dá uma tacada longa na direcção do mesmo lago mas, no momento em que estás prestes a cair no centro, a bola paira acima da superfície. Jesus caminha descontraidamente sobre a água e lança a bola para o relvado.
A bola do homem de barba bate numa vedação e salta para a estrada, onde faz ricochete num camião e regressa para a zona plana entre os buracos. Voa directamente para o lago, mas aterra num canteiro de lírios onde uma rã a vê e engole. Uma águia desce em voo picado, apanha a rã e voa para longe. Quando a águia e a rã passam sobre o campo de golfe, a rã solta a bola, que cai no buraco com uma só pancada.
Moisés volta-se para Jesus e diz:
- Detesto jogar com o teu pai.»
Thomas Cathcart e Daniel Klein, PLatão e um Ornitorrinco Entram num Bar...