sábado, 13 de dezembro de 2008

Ao sábado: momento quase filosófico


Acerca do Racionalismo
«Quando o filósofo racionalista do século XVII, Gottfried Wilhelm Leibniz, proferiu a frase que o tornou famoso: "Este é o melhor de todos os mundos possíveis", expôs-se a um ridículo implacável.
[...]
Leibniz foi um racionalista, uma moeda de troca filosófica para alguém que pensa que a razão tem precedência sobre outras formas de adquirir conhecimento (em oposição, por exemplo, a um empirista, que defende que os sentidos são o caminho essencial para o conhecimento). Leibniz chegou à sua ideia de que este é o melhor de todos os mundos possíveis argumentando apenas através da razão que:
[...] Como Deus é todo-poderoso e moralmente perfeito, só pode ter criado o melhor mundo possível. Se pensarmos no assunto, tendo em conta as circunstâncias, era o único mundo possível. Como é todo-poderoso e moralmente perfeito, Deus não poderia ter criado um mundo que não fosse o melhor.

[...]
Um optimista pensa que este é o melhor de todos os mundos possíveis. Um pessimista teme que isso seja verdade.
[...]
A piada sugere que o optimista vê com bons olhos a ideia de que este é o melhor de todos os mundos possíveis, ao passo que o pessimista não. Da perspectiva racionalista de Leibniz, o mundo é simplesmente o que é; a piada clarifica a verdade óbvia de que o optimismo e o pessimismo são atitudes pessoais que não estão relacionadas com a descrição imparcial e racional que Leibniz faz do mundo.
O optimista diz: "O copo está meio cheio."
O pessimista diz: "O copo está meio vazio."
O racionalista diz: "O copo tem o dobro do tamanho necessário."
Isto torna tudo claro como água.»

Thomas Cathcart, Daniel Klein, Platão e um Ornintorrinco Entram num Bar...