quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A tragicomédia deste modelo de avaliação

Recebemos este e-mail do colega Octávio Gonçalves, que ilustra bem o estado a que isto chegou:

Olá colegas,

A confirmar-se a veracidade do relato disponibilizado em baixo, este modelo de avaliação do desempenho já não se limita a ser uma tragédia para a dignificação dos professores e a credibilidade das escolas, como se está a converter na comédia do Ministério da Educação. Se não fosse o preço físico, psicológico e moral que os docentes pagam pela imposição desta monstruosidade burocrática, estas sessões tinham o seu toque de diversão, mas, assim, são, tristemente, confrangedoras. Alguém anda a brincar com o nosso profissionalismo e a nossa dignidade. É tempo de dizer BASTA!...


Isto da ADD é para levar a sério ou para brincar?!

Um mail que o colega colocado na Secundária de Seia me acaba de enviar...!!!!

Caros(as) Amigos(as):

Ontem esteve na secundária de Seia um dos chamados "bombeiros da avaliação" ou "INEM da avaliação". Trata-se de um elemento pertencente ao grupo dos 22 "artistas" que está vocacionado para "apagar" fogos nas escolas mais lerdas e que respondeu, prontamente, ao SOS que nós (intencional e sabiamente) lançámos. Previsto apenas para avaliadores, por pressão dos mesmos, a sessão foi aberta ao "povão".

O "prélio" foi um fiasco e apenas serviu para a mulher levar nas orelhas. Perante a nossa argumentação, o que foi transmitido pode ser assim resumido:

- Simplifiquem; as escolas é que complicam.

- Reduzam o nº de objectivos;

- Juntem ou suprimam os itens das fichas;

- Dêem a volta à questão dos resultados dos alunos e abandono escolar (concordou comigo quando eu sugeri que o professor, na formulação dos seus objectivos para esses campos, assumisse um qualquer compromisso/contributo a desenvolver/aplicar para melhorar, globalmente, os resultados da escola e não tivesse que fixar uma meta quantitativa individual.

- Façam as coisas para a "molhada" ter bom (ela disse todos, mas quase a "comemos" e ficou algo aflita…);

- Atirem a definição de objectivos para mais tarde (Novembro/ Dezembro/…)

- Isto é para experimentar; sem stress…

- A maior parte das fichas que para aí anda "é de loucos".

- Vai chegar às escolas um guião para a definição dos objectivos.

- Informalmente, disse-me que a ministra teve que apagar uma cena de ciúmes das Equipas de apoio às escolas (antigas CAE) em relação ao tal grupo dos 22. As equipas também querem ir às escolas "evangelizar". Só que…falta-lhes formação para….

Moral da história: gastam-se mais uns cobres, os 22 dão formação às EAE e …pronto! Dentro de algum tempo teremos mais gente a chatear as escolas.

- Por último, fui ao meu "disco rígido", associei uns dados e descobri que a dita senhora pertence à escola onde lecciona a digníssima esposa do Valter Lemos – nossa amável colega - Ela confirmou e volta e meia estávamos a revisitar o passado (afinal até demos aulas na mesma escola).

Saímos amigos para sempre, com troca de e-mails e tudo…

Aqui partilho, com os meus caros amigos(as) o resultado de uma bela tarde de sexta feira que só não foi perfeita por ter faltado ao ténis.

Um abraço