quarta-feira, 16 de Julho de 2008

Divulgação dos resultados do inquérito sobre as condições do exercício da docência

O blogue recebeu da deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, o seguinte e-mail:

Caros autores d’O Estado da Educação,

Escrevo-lhes aproveitando o contacto do vosso blog O Estado da Educação, que se tem destacado como espaço de debate das questões de política educativa e do estado da educação.

Gostaria por isso de aproveitar para divulgar os resultados de Os Desafios da Escola Pública – Inquérito a educadores e professores sobre as condições de exercício da actividade docente, que o Bloco de Esquerda promoveu neste primeiro semestre, e que contou com a colaboração de mais de 3 mil docentes. Envio-lhes, pois, o documento final (em anexo), bem como o link onde ele pode ser consultado: http://beparlamento.esquerda.net/media/inqescola.pdf

Os dados apurados permitem ter uma imagem bastante elucidativa do que são hoje as dificuldades actuais no exercício da docência: 5 em cada 10 professores tem a seu cargo mais 100 alunos; cerca de um quarto dos professores que responderam ao inquérito lecciona a três ou mais anos de escolaridade. Por outro lado, as respostas indicam que os professores gastam em média 46 horas semanais na sua actividade profissional – muito mais, portanto, do que as 35 horas “oficiais”.
Porque acreditamos que estes dados mostram dimensões centrais da vida quotidiana da escola pública que tendem a nunca ser abordadas no debate político, estamos a tentar divulgá-los, tanto quanto possível. Saber como trabalham hoje os professores da escola pública – conhecer as dificuldades e os estrangulamentos da organização do trabalho docente – pode e deve servir de base à discussão das diferentes soluções e propostas políticas. Aqui fica, pois, o convite para que, se assim entenderem, disponibilizem estes dados aos leitores do vosso blog.

Espero também as vossas sugestões, ou os comentários que este inquérito e o “estado da educação” lhes possam suscitar.
Grata pela vossa atenção,

Ana Drago
Deputada do Bloco de Esquerda