quinta-feira, 19 de junho de 2008

Inacreditável

Conforme vem noticiado no Público de hoje, o comissário irlandês, Charlie McCreey, responsável pela pasta do Mercado, afirmou não ter lido o Tratado de Lisboa porque «ninguém são de espírito» o conseguiria ler. Ora, se quem ler aquele Tratado é louco, quem o elaborou, certamente, não terá adjectivação inferior.
Mais, Brian Cowen, o primeiro-ministro irlandês também comentou que não tinha lido o Tratado, isto é, o Tratado que, solenemente, ele assinou.
Agora, vamos lá saber: dos vinte e sete líderes que assinaram o Tratado, quem mais não o leu?! Por exemplo, o nosso primeiro-ministro leu-o? Se leu, é insano, do ponto de vista do comissário europeu irlandês, se não leu, mentiu-nos.
Seja como fôr, eles (alguns, pelo menos) não lêem o Tratado, mas fazem de conta que o lêem e assinam-no sem o lerem e dizem muito bem dele sem o lerem e dizem que ele é fundamental para a Europa sem o lerem e dizem que a sua assinatura foi uma grande vitória da Europa sem o lerem e dizem que ele deve ser aprovado sem o lerem.
Pior é difícil.