quarta-feira, 25 de junho de 2008

Assim vai a Educação em Portugal

Subsídios de férias pagos com dinheiro de investigação
«A Universidade de Aveiro vai pagar os subsídios de férias de funcionários e professores com parte do dinheiro que se destinava à investigação. A decisão está a ser anunciada em reuniões dos departamentos deste estabelecimento de ensino.
A Universidade de Aveiro vai desviar 3,8 milhões de euros afectos à investigação para pagar os subsídios de férias a funcionários e professores, confirmaram várias fontes deste estabelecimento de ensino à TSF.
Este corte na investigação afecta todos os departamentos da universidade e é em reuniões de todos estes departamentos que um grupo restrito de pessoas está a ser informada que a universidade tem outras prioridades para estas verbas.
Apesar de o Governo admitir que mais universidades podem cair nesta situação, o ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, já confirmou que apenas quatro universidades vão receber verbas suplementares e que Aveiro não está no grupo.
Na base da decisão de a Universidade de Aveiro não receber verbas suplementares está o facto deste estabelecimento de ensino conseguir gerar receitas devido ao trabalho científico que desenvolve e que é financiado por instituições externas.
A decisão de pagar os subsídios de férias com parte do dinheiro destinado à investigação surge após uma deliberação da Secção de Gestão e Planeamento do Senado da universidade.
Contactada pela TSF, a reitoria da Universidade de Aveiro nega a existência destas reuniões em que foi comunicada esta decisão, mas várias outras fontes confirmam estes encontros.»
Sítio da TSF (25/6/08)